Design em muros de vidro e inox

Grandes fabricantes de componentes em aço inox voltaram a sua atenção para esse mercado, criando diversos sistemas de fixação para muros em vidro.

muros-de-vidro-com-torres-de-fixacao-em-aço-inox
Muro em vidro e inox com sistema Roll.it de fixação.

 

Se você está construindo ou reformando, uma excelente opção para dar mais visibilidade e iluminação à entrada do seu lar, são os muros em vidro. Antes visto como tendência de apelo visual nas construções, o vidro começa a ganhar espaço também como opção de segurança em casas, prédios, clínicas e empresas. Na maioria dos casos, o vidro está substituindo os muros de alvenaria e grades, que sempre remetem ao aprisionamento, situação comum em grandes cidades.

Já que no Brasil, devido aos problemas de segurança, usar muros é indispensável, a solução é investir na plasticidade dos mesmos. E, como solução aos tradicionais sistemas de muros em vidro e alumínio, os grandes fabricantes de ferragens e componentes em aço inox voltaram a sua atenção para esse mercado.

Os modelos são inúmeros e variam no design e funcionalidade do material. Os mais especificados por arquitetos e designers são os sistemas de torres com botões prolongadores (bottons) ou com garras do tipo Spider Glass. Em ambos os casos, as ferragens de aço inox se encarregam da sustentação dos painéis de vidro, dispensando o uso de caixilhos de alumínio e, consequentemente, permitindo estruturas envidraçadas mais limpas e contínuas.

No tocante ao tipo de vidro, a maioria dos projetos continua sendo especificada em temperado de 8mm ou 10mm de espessura. Mas especialistas enfatizam a importância da película de segurança, pois aumenta o coeficiente de carga da estrutura e, em caso de acidentes, mantém os fragmentos de vidro colados e compactados, não devassando o ambiente.

Ao contrário do que muitos possam imaginar, o vidro permite que sejam instalados os mais diversos equipamentos anti-furto, como câmeras, sensores de movimento e alarmes. Além das empresas, muitas lojas também optam pelo vidro, onde podemos instalar sensores infravermelhos, diversos tipos de alarmes e monitoramento.

Outro aspecto preponderante é o fato do muro de vidro exigir menos reformas do que um muro tradicional, não sendo necessário gastos com pintura e restaurações.

Independente do tipo de vidro ou do sistema de fixação, a verdade é que muros em vidro conferem modernidade, amplitude e um ganho significativo de iluminação natural.

muro-de-vidro-spider-glass
Muro em vidro e inox com sistema Roll.it de fixação.
muro-de-vidro-com-ferragens-em-aço-inox
Muro em vidro e inox com sistema Roll.it de fixação.
muro-em-vidro-com-estrutura-em-inox
Muro em vidro e inox com sistema Roll.it de fixação.
muro-em-vidro-e-inox
Muro em vidro e inox com sistema Roll.it de fixação.