Joalheria Conceito na Casa Cor SP 2011

Esculturas de vidro, espelhos, pastilhas e iluminação LED automatizada, são alguns dos elementos que inspiram a Joalheria Conceito na Casa Cor

Joalheria Conceito Casa Cor SP 2011
Desing a favor da tecnologia, criatividade e cultura - Joalheria Conceito na Casa Cor SP 2011, por Adriana Scartaris e Samira Jarouche

O projeto é assinado pela designer de interiores Adriana Scartaris e pela arquiteta Samira Jarouche, e tem ainda a participação da artista plástica Simone Kestelman. Com referências na arquitetura de São Paulo, a Joalheria Conceito reúne diversos segmentos da criatividade e da cultura nacional.

 

Joalheria Conceito Casa Cor SP: Inspirações na arquitetura, no design e na moda

A Joalheria Conceito foi desenvolvida para a marca Fabrizio Giannone, que tem a mulher paulistana como referência para suas criações. Para o espaço de 100 m2, as profissionais se inspiraram na própria cidade de São Paulo: obras arquitetônicas que tivessem como uso a inclusão social e cultural. Estas referências foram usadas para criar o espaço, os móveis e os detalhes.

O Auditório do Parque Ibirapuera e o Masp são o ponto de partida para a criação dos balcões da joalheria. Cartão postal de São Paulo, a Oca, de Oscar Niemeyer, é representada em pufes que ambientam o espaço. Já a Marquise do Parque Ibirapuera, também do arquiteto carioca, inspirou o desenho escultural do tapete da loja. Ele conduz os visitantes e integra os elementos do ambiente. O Viaduto Santa Ifigênia, no Vale do Anhangabaú, foi a inspiração para criar a passarela de desfiles da Joalheria.

Com o mesmo tema, Adriana também assina uma linha de joias da marca Fabrizio Giannone, lançada e comercializada durante a Casa Cor 2011. A moda também serviu de plataforma de conteúdo para o projeto: os visitantes encontram manequins e inspirações fashion na passarela da Joalheria Conceito.

 

Acessibilidade e inclusão

Acomodar plena e confortavelmente pessoas de diferentes características físicas e motoras no ambiente projetado é uma das preocupações do projeto. Por isso, as idealizadoras mantiveram atenção a limites físicos e sensoriais que pudessem comprometer a ação, o alcance e a experiência dentro do projeto. Assim, uma marca do espaço é o “Desenho Universal”, que busca a eliminação de obstáculos e permite a todos – independente de altura, peso, idade ou deficiência – o acesso aos componentes do ambiente projetado.

 

Sofisticação, tecnologia e sustentabilidade

Um dos destaques do ambiente é a porta de entrada, revestida em adesivo com padrão lezard e fabricado de maneira ecologicamente correta. O produto está sendo lançado no Brasil e apresentado pela primeira vez ao público na Casa Cor. O projeto também utiliza vidros, espelhos, pastilhas cerâmicas, iluminação com LED automatizada, som e imagem automatizados, e áudio descrição com sensores de presença humana diante das esculturas.

 

Obras de Simone Kestelman traduzem a arquitetura de São Paulo em esculturas de vidro

Em suas criações exclusivas para a Casa Cor, a artista plástica Simone Kestelman une acessibilidade e consciência urbana. As peças exibidas na Casa Cor promovem o reconhecimento do patrimônio arquitetônico de São Paulo: é a arte como caminho para estimular a consciência cultural. Por meio da experiência sensorial, os visitantes poderão conhecer detalhes do trabalho de grandes mestres da arquitetura brasileira. Esculturas em vidro utilizando técnica exclusiva da artista traduzem as linhas urbanas e a arquitetura em obras de arte.

Serão exibidas as obras Oca e Copan, que integraram a mostra “As Maravilhas”, e que têm texto em braile e automação com sensor de presença humana.

Outro destaque do espaço será uma ampla instalação, assinada por Kestelman, com flores em cerâmica que exalam perfume no ambiente.

 

Joalheria Conceito

Projeto de Adriana Scartaris e Samira Jarouche

Artista plástica convidada: Simone Kestelman

 

Casa Cor 2011

De 24 de maio a 12 de junho

Jockey Club de São Paulo

Av. Lineu de Paula Machado, 1.075 – Cidade Jardim – São Paulo

 

Fonte: Timerman Comunicação