Fibra de vidro e suas aplicações

Os registros da fibra de vidro no antigo Egito datam de mais de 2.000 anos

Filamentos de fibra de vidro

 

Você pode ouvir o nome fibra de vidro ou a expressão fiberglass, ambos se referem a esse material fibroso que é originado de uma antiga técnica de fazer fluir vidro fundido por uma peça de buracos muito finos que ao solidificar-se tem suficiente flexibilidade para ser usado como fibra.

O nome fibra de vidro pode tanto referir-se à própria fibra como ao material compósito produzido por elas, o polímero reforçado com fibra de vidro, que é popularmente conhecido por fibra de vidro.

Esse material é obtido através da aglomeração de finíssimos filamentos de fibra de vidro com uma resina específica, em seguida aplica-se uma substância catalisadora de polimerização.  Tendo como resultado um composto popularmente conhecido como fibra de vidro, mas na verdade o nome correto é PRFV, ou seja, Polímero Reforçado com Fibra de Vidro.

Suas principais propriedades são: bom isolamento térmico, antiácido, suporta altas temperaturas, baixa densidade, dentre outras. Estas propriedades e o baixo preço de suas matérias-primas, lhe dão popularidade para muitas aplicações industriais.

As características desse material permitem que a Fibra de Vidro seja moldável com o menor dos recursos, a simples habilidade artesã, que costuma ser suficiente para a construção de peças para diversas áreas de atuação, como indústrias, utilidades, construção civil, automóveis, veículos, movelaria, acessórios para piscina e jardim, etc…

A fibra de vidro também é usada nos cabos de fibra ótica, utilizados no mundo das telecomunicações para transmitir sinais luminosos produzidos por laser ou LEDS.

Possui uma boa resistência a ambientes agressivos e não enferruja. A resistência química da Fibra de vidro é determinada pela resina e construção do laminado. Pode ser produzido em moldes simples e baratos, viabilizando a comercialização de peças grandes e complexas, com baixos volumes de produção. Mudanças de projeto são facilmente realizadas nos moldes de produção, dispensando a construção de moldes novos. Os custos de manutenção são baixos devido à alta inércia química e resistência às intempéries, inerente ao material.

A fibra de vidro é fornecida em mantas prensadas, tecidos trançados, fitas ou cordéis (rooving) que são lançados ou desfiados sobre o molde e misturados à resina.

 

Capacete de fibra de vidro
Capacete de fibra de vidro
Poltrona em fibra de vidro
Poltrona em fibra de vidro
Cadeira de fibra de vidro
Cadeira de fibra de vidro

 

 

 

Puff em fibra de vidro

 

 

Piscina em fibra de vidro

 

 

Banheira em fibra de vidro