Ousado projeto de escada de vidro em torno de aquário

Gerando um enorme impacto visual, escada de vidro escultórica flutua em torno de um mega aquário de 15 metros de altura.

escada-de-vidro-espiral-em-torno-de-aquario

 

Em janeiro de 2012 o Vidrado divulgou imagens e algumas especificações de uma impressionante escada de vidro em balanço projetada pela equipe de designers e engenheiros estruturais da Diapo, fabricante de escadas com sede em Londres, para uma residência em Gleneagles, na Escócia.

Batizada de Aquarium Gleneagles Glass Stairs, a estrutura se tornou um dos posts sobre escadas de vidro mais visualizado e buscado em nosso blog. O projeto chama a atenção não apenas pelo design limpo e transparente de seus degraus e guarda-corpos de embutir em vidro, mas por circundar um imenso aquário cilíndrico pelos três andares da construção.

A escada foi fabricada a partir de uma estrutura de aço helicoidal (em espiral) e os degraus de vidro foram instalados em balanço, ou seja, fixados apenas em uma de suas extremidades, mantendo a outra lateral do vidro distante apenas 40 mm do aquário, que conta 4 metros de diâmetro e 15 metros de altura.

Cada degrau, com cerca de 1,3 metros de comprimento e pesando cerca de 80 kg, foi embutido 80 mm na estrutura de aço, o suficiente para suportar uma carga de uma tonelada em sua extremidade livre. Para tanto, a Diapo especificou cada degrau com dois vidros de 20 mm temperados e laminados, levando a composição a um total de 40mm de espessura (laminado de 20 mm + 20mm). O resultado é uma escada de vidro escultórica flutuando em torno de um mega aquário, e gerando um impacto visual surpreendente na residência.
escada-de-vidro-curvo-em-torno-de-aquario

 

escada-com-piso-de-vidro-em-balanco

 

escada-com-degrau-de-vidro-em-balanco

 

escada-com-degrau-de-vidro-em-balanco-em-torno-aquario

 

escada-com-guarda-corpo-de-embutir-em-vidro

 

escada-de-vidro-curva-em-torno-de-aquario

 

escada-de-vidro-em-torno-de-aquario