Inusitada fachada de vidro em pé-direito alto

Colunas autoportantes em vidro laminado temperado auxiliam na estruturação de vigas de aço instaladas na horizontal.

fachada-de-vidro-pe-direito-duplo

 

Esta residência de 1500 metros quadrados está localizada em Ahmedabad, na Índia, e foi projetada pela empresa de arquitetura KNS Architects em 2015. Seu vocabulário arquitetônico integra os princípios do modernismo com respostas tradicionais à geografia local e ao clima.

Suas linhas limpas e geometria angular foram permeadas por uma inusitada fachada de vidro em pé-direito alto, resultando em uma estrutura de muita personalidade. A sua especificação e instalação foi um grande desafio para os engenheiros e para a empresa de envidraçamento, que precisou de cautelosos estudos estruturais para vencer os sete metros de altura livre do pé-direito.

A solução que, além de funcional ficou esteticamente agradável, foi a criação de colunas autoportantes em vidro laminado temperado para ajudar na estruturação de vigas de aço instaladas na horizontal. Esse tipo de coluna de vidro já é bastante utilizado nas fachadas do tipo Spider Glass, onde garras articuladas de inox sustentam os painéis de vidro, dispensando o uso de caixilhos de alumínio e, consequentemente, permitindo estruturas envidraçadas mais limpas e contínuas.

moderna-fachada-de-vidro-e-aço

 

fachada-de-vidro-e-aço

 

fachada-de-vidro-pe-direito-alto

 

fachada-de-vidro-e-aco-pe-direito-alto